Voltar para página inicial

Dados Setoriais

Frimesa estabelece metas ambiciosas de ESG

2/10/2023

Frimesa estabelece metas ambiciosas de ESG

Com a finalidade de produzir de forma respeitosa e cuidados, a Frimesa vem aprimorando seus processos e documentos para consolidar-se como uma organização socialmente consciente, sustentável e com uma gestão adequada de acordo com um conjunto de diretrizes e melhores práticas ESG.

A Frimesa é a primeira cooperativa do Brasil a estabelecer um compromisso claro e mensurável para impulsionar os critérios, abrangendo a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa em todas as suas operações até 2040.

O anúncio foi proferido pelo presidente Executivo da organização, Elias José Zydek, no âmbito do Fórum ESG, um evento promovido pela Frimesa em 29 de agosto, na cidade de Curitiba (PR). Nesse encontro, que reuniu as principais empresas do setor, foram abordados temas que abrangem tópicos sociais, ambientais e climáticos vinculados à busca pela sustentabilidade.

Com uma sólida trajetória de quatro décadas e meia no mercado de alimentos no Brasil, a cooperativa continua a preservar sua reputação como especialista na produção de carne suína e produtos lácteos.

Guiada por este compromisso, a Frimesa mantém a confiança em sua capacidade de expandir sua produção de maneira sustentável. Isso visa proporcionar produtos de excelência e seguros aos consumidores, ao mesmo tempo que contribui para a construção de um futuro mais sustentável.

Esse sistema torna-se eficiente quando as áreas Ambiental, Social e Governança são trabalhadas em conjunto, tornando-se uma empresa sustentável e socialmente responsável. Veja as metas da empresa para os próximos 16 anos.

Até 2025:

Tem como objetivo estabelecer um Comitê de Sustentabilidade, implementar práticas de biossegurança em 80% das suas granjas para prevenir doenças, como a peste suína. Isso demonstra o compromisso da empresa em estar sempre preparada, mesmo que o país não tenha casos registrados. A empresa busca também reduzir em 25% a gravidade dos acidentes, atingir um índice de reutilização de água de 10% e implementar diligência, gestão de riscos socioambientais e conformidade com os princípios ESG (ambientais, sociais e de governança). Outro importante meta é certificar todas as unidades fabris em bem-estar animal, demonstrando a preocupação da empresa com o tratamento ético e digno dos animais em sua cadeia de produção.

Até 2030:

Alcançar uma marca de 100% de rastreabilidade em toda a cadeia de suprimentos. Diminuir em 50% as incidências de acidentes de trabalho. Realizar auditorias abrangentes em 100% dos fornecedores críticos, abordando questões relacionadas aos direitos humanos, condições trabalhistas e impacto ambiental. Reduzir o consumo de água nas operações industriais em 10%. Cumprir a meta de 95,7% de fontes de energia provenientes de recursos renováveis na indústria. Alcançar um sistema de logística reversa para embalagens, abrangendo 26% do total. Promover a presença de mulheres e outras minorias em cargos de gestão, buscando atingir 30% de representação.

Até 2040:

Alcançar a utilização de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis em 50%. Atingir a neutralidade de carbono no escopo 1.

O diretor presidente executivo da Frimesa, Elias José Zydek, ressalta que essas metas refletem a determinação da empresa em liderar a evolução em direção a um futuro mais sustentável e inclusivo. “Nossa perspectiva vai além do presente; vislumbramos um horizonte que se estende para além de 2040, deixando um legado que será transmitido de geração em geração. Nossa jornada de sustentabilidade, que inclui a integração dos pilares ESG de maneira transversal nos negócios, fortalecerá nossa posição no mercado e contribuirá para um amanhã mais promissor. Demonstramos determinação e dedicação para desempenhar um papel fundamental na construção de um mundo sustentável, mantendo nosso compromisso com a excelência e confiabilidade que reforçam nossa presença na indústria de alimentos”, afirma Elias.

LEIA TAMBÉM

Reutilização de garrafas PET como  enriquecimento ambiental para frango de corte

Bem-estar animal

14/12/2023

Reutilização de garrafas PET como enriquecimento ambiental para frango de corte

A Pif Paf Alimentos tem como base da sua cadeia a proteína de origem animal e, diante disso, preconiza o respeito a […]

Leia mais
Programa da Máster identifica soluções ambientais

Meio Ambiente

01/11/2023

Programa da Máster identifica soluções ambientais

Sustentabilidade também é otimização de recursos, incluindo o combate a desperdícios e aprimoramento da gestão produtiva.  É com este foco que a […]

Leia mais
PROGRAMA DE BEM-ESTAR ANIMAL HUMANIZA MANEJO DE AVES E SUÍNOS

Bem-estar animal

28/10/2024

PROGRAMA DE BEM-ESTAR ANIMAL HUMANIZA MANEJO DE AVES E SUÍNOS

A Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) – terceiro maior conglomerado agroindustrial do País – foi uma das primeiras empresas brasileiras a […]

Leia mais