Segurança alimentar
Contra resistência antimicrobiana, Brasil lidera ações de conscientização e monitoramento
Em meio às ações internacionais promovidas pelos diversos órgãos de saúde humana e animal na Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência Antimicrobiana, a ABPAl tem promovido uma série de ações de educação e conscientização sobre o uso racional de antimicrobianos na produção animal.
Uma destas ações ocorreu nesta terça-feira (21/11), em live coordenada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), juntamente com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e EMBRAPA.
O encontro virtual reuniu vários dos mais importantes nomes da pesquisa agropecuária, acadêmica e dos setores público e privado do Brasil, como os pesquisadores João Palermo Neto, da Universidade de São Paulo (USP), e Jalusa Deon Kich e Everton Krabbe, da Embrapa. Em pauta estiveram desde o histórico de iniciativas de controle e prevenção até aplicações práticas do uso consciente destes insumos em diversas cadeias produtivas, como aves, suínos, pecuária de leite e animais de estimação.
O evento, realizado no Canal da Escola Nacional de Gestão Agropecuária, é uma pequena amostra de como o Brasil está engajado no tema, conforme explica a coordenadora técnica da ABPA, Tabatha Lacerda. “As ações de conscientização sobre o uso prudente de antimicrobianos são rotina na cadeia produtiva, envolvendo iniciativas que vão desde as orientações de biosseguridade, cursos e eventos a campanhas internas e intrasetoriais. Mas tão importante quanto a promoção da conscientização é o monitoramento que o Brasil promove, para reforçar a transparência sobre as cautelas adotadas sobre o insumo”, destaca. As ações envolveram outros eventos, como o seminário “Cenário da Resistência aos Antimicrobianos – AMR no Brasil e seus potenciais impactos mercadológicos e na saúde”, promovido na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária, em Brasília (DF).
Maior produtor e exportador mundial de proteína animal, o Brasil tem um amplo e profundo trabalho de monitoramento sobre o uso de antimicrobianos, que é comandado pelo Ministério da Agricultura.
Este trabalho é feito de forma ativa, passando por conformes no âmbito das fábricas de ração, que contam com legislações específicas sobre procedimentos para fabricação e emprego de produtos voltados para a alimentação animal: Somente estabelecimentos autorizados pelo ministério podem realizar esta fabricação de produtos com medicamentos na formulação, que devem cumprir etapas como:
- Aprovação do Responsável Técnico pela fábrica de rações;
- Prescrição veterinária assinada por médico veterinário;
- Conferência das informações das formulações de rações por equipe treinada, para aprovação e liberação da produção.
Além disso, há uma outra etapa realizada no âmbito das granja: cada lote conta com uma Ficha de Acompanhamento do Lote cujo objetivo é o registro de diversas informações relevantes sobre os animais alojados, desde sua chegada até o carregamento para abate.
O controle segue no transporte dos animais (com a rastreabilidade da produção) e nas indústrias, que fazem a confirmação destes cuidados adotados. Da granja ao abatedouro, todos estão sujeitos às auditorias de verificação de procedimentos conduzidas constantemente pelo Ministério da Agricultura.
Iniciativas – Atuando de forma organizada em relação ao tema, o Brasil conta com diversas iniciativas focadas na promoção constante de ações sobre o uso do antimicrobianos. Uma delas é a ALIANÇA (hiperlink https://aliancaproteinaanimal.com.br/), da qual a ABPA é parte e apoia diversas ações educativas promovidas pelo consórcio que integra doze entidades da produção animal do Brasil. A ABPA também é parte do Transform, iniciativa do Conselho Mundial da Avicultura (IPC, sigla em inglês), que é uma mobilização internacional das nações produtoras e exportadoras de carne de frango, com compromissos voltados para a mobilização acerca do uso consciente de antimicrobianos.
Pelo serviço oficial também há o PAM-BR Agro br, iniciativa do governo brasileiro que é parte do Plano de Ação Nacional para Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no Âmbito da Saúde Única. A ação é coordenada pelo Ministério da Saúde brasileiro, e conta com a participação do Ministério da Agricultura, com diversas ações de monitoramento e vigilância sobre o uso consciente destes insumos.
Sobre a Semana – A Semana Mundial de Conscientização sobre o a Resistência Antimicrobiana foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde, e é realizada neste ano entre os dias 18 e 24 de novembro. Veja mais detalhes sobre esta edição da campanha pelo site https://www.who.int/news-room/events/detail/2023/11/18/default-calendar/world-amr-awareness-week-2023
LEIA TAMBÉM
Meio Ambiente
07/03/2024
Programa da JBS transforma 26 milhões de litros de óleo de cozinha usados em biodiesel
Recolhimento de 4,5 milhões de litros de óleo alimentar usado no último ano promoveu crescimento de 15% na ação da companhia […]
Leia mais
Meio Ambiente
13/08/2024
Dália recebe certificado de energia renovável
Cooperativa utiliza energia limpa desde 2013 e somente no ano passado, foram reduzidas mais de 2 mil toneladas de CO2 Novamente, a […]
Leia mais
Meio Ambiente
25/06/2024
Aviagen: empresa de genética foca em redução de emissões com inovação e tecnologia
Fortalecer eficiência e a responsabilidade ambiental da produção avícola global é um compromisso amplamente difundido pelos corredores da Aviagen, maior empresa de […]
Leia mais