Meio Ambiente
Lar investe em produção de biodiesel de soja

A evolução das práticas agroindustriais sustentáveis passa, necessariamente, pela transformação das matrizes energéticas que movem os processos produtivos.
É com este espírito que a Lar Cooperativa Agroindustrial, comprometida com o futuro sustentável, tem promovido inovações na integração de energias renováveis em suas operações.
Com sede em Medianeira (PR), a cooperativa – uma das maiores do Brasil – está, através da utilização de biodiesel, biomassa, energia solar e biogás, reduzindo sua pegada ambiental e se tornando referência nestas iniciativas.
É o caso da iniciativa mantida no Mato Grosso do Sul – estado onde a cooperativa mantém operações. Lá, a Lar, apoiando a necessidade de avançar para além das fronteiras tradicionais da agricultura, iniciou um projeto ambicioso de produção de biodiesel de alta qualidade a partir dos processos da planta de esmagamento de soja moderna e eficiente localizada no município de Caarapó.
A consolidação do projeto se deu a partir de dezembro de 2022, quando a Cooperativa obteve a licença da ANP para a produção de biodiesel.
Investimentos e melhoria de processos foram realizados na unidade de processamento sul-mato grossense, o que permitiu, em outubro do ano passado, alcançar a capacidade de produzir biodiesel B100 – biodiesel puro, que comporá a mistura com diesel de petróleo nos percentuais determinados pela legislação que rege os combustíveis, regulada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Hoje, a unidade mantém a capacidade de produção de 300.000 litros de biodiesel diariamente. Os planos da Lar, contudo, vão além: a usina da Cooperativa deverá atingir uma produção mensal de 12 milhões de litros. Em números totais, é o equivalente a cerca de 3% de todo o B100 fabricado no Brasil.
“A integração vertical estabelecida em Caarapó vai além de fortalecer a cadeia produtiva. Ela também posiciona a Lar como um player significativo na transição para combustíveis mais limpos”, ressalta Irineo da Costa Rodrigues, presidente da cooperativa.
LEIA TAMBÉM

Dados Setoriais
02/10/2023
Carne suína: Brasil deve expandir presença internacional da proteína neste ano
Quarto maior produtor e exportador mundial, o Brasil deve incrementar a produção e as exportações da proteína, conforme a Associação Brasileira de […]
Leia mais
Meio Ambiente
23/03/2025
Frivatti se destaca na gestão sustentável da água e preservação ambiental
Empresa adota sistema avançado de tratamento e reuso, superando padrões exigidos por órgãos ambientais A Frivatti vem consolidando sua atuação como referência […]
Leia mais
Meio Ambiente
24/09/2024
57% do volume de aves da BRF já é produzido com energia limpa
A BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, dona das marcas Sadia, Perdigão e Qualy, avança na agricultura de baixo carbono e no uso de […]
Leia mais