Voltar para página inicial

Meio Ambiente

Nutribras Alimentos alcança reuso total da água e se torna referência nacional em gestão hídrica

30/06/2025

Nutribras Alimentos alcança reuso total da água e se torna referência nacional em gestão hídrica

Empresa investe em tecnologia para tratamento e reaproveitamento de 100% da água utilizada nas operações

A Nutribras Alimentos, com sede em Sorriso (MT), tem mostrado que é possível aliar produção em larga escala à preservação ambiental. A empresa atingiu a marca de reaproveitamento integral da água consumida em suas operações industriais e rurais, tornando-se referência no setor agroindustrial brasileiro em gestão sustentável dos recursos hídricos.

O modelo foi apresentado durante o II Seminário Regional de Recursos Hídricos do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes da Margem Direita do Alto Teles Pires, realizado no dia 25 de junho, na Câmara Municipal de Sinop (MT). Com o tema “Águas Limpas, Futuro Sustentável”, o evento reuniu representantes do setor produtivo, poder público e sociedade civil para discutir soluções para a crise hídrica.

De acordo com o engenheiro ambiental da empresa, Júnior Martins, o frigorífico da Nutribras trata toda a água que consome, com um sistema composto por sete lagoas que realizam etapas específicas de filtragem, resultando em efluente que é devolvido ao rio Tenente Lira dentro dos parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais. Já nas fazendas, o modelo é ainda mais avançado: todo o efluente gerado na suinocultura é tratado e reutilizado na irrigação por meio de fertirrigação, com uma mistura de 20% de biofertilizante e 80% de água limpa captada do rio.

“Fechamos um ciclo virtuoso que une produção agropecuária e preservação ambiental”, afirmou Martins, destacando que não há lançamento de água em corpos hídricos nas propriedades rurais.

A empresa, que é membro ativo do comitê de bacia hidrográfica, recebeu elogios de representantes do setor público e de entidades ambientais. Para o presidente do CBH e secretário de Meio Ambiente de Sinop, Jorge Muller, a atuação da Nutribras comprova que o desenvolvimento econômico pode caminhar lado a lado com a sustentabilidade. “Ela trata e reutiliza toda a água, educa seus colaboradores e segue padrões rigorosos de qualidade. É um exemplo a ser seguido por toda a indústria”, destacou.

O reconhecimento também veio do presidente do Sindifrigo-MT, Paulo Bellicanta, que afirmou que a Nutribras rompeu paradigmas no setor frigorífico: “Durante muito tempo se acreditou que uma indústria com alto consumo de água não conseguiria adotar esse tipo de prática. A Nutribras provou o contrário.”

Compromisso com os ODS e impacto regional positivo

Com investimentos de R$ 773 mil em 2023 para modernizar os sistemas de tratamento e medição do consumo hídrico, a Nutribras reforça seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU — especialmente os ODS 6.3 (qualidade da água e redução da poluição) e 6.4 (uso eficiente da água).

O impacto das ações da empresa também foi destacado por Arthur Paro, gerente de planejamento da Águas de Sorriso, que ressaltou a redução da pressão sobre mananciais subterrâneos e superficiais. “Empresas como a Nutribras ajudam a preservar o abastecimento humano, principalmente em períodos de estiagem. E mostram que é possível ser competitiva e responsável ao mesmo tempo.”

O seminário também contou com a participação de representantes da Águas de Sinop, Instituto Mato-grossense da Agricultura Irrigada (Imafir), Fiemt, e do professor Adilson Pacheco, da UFMT, abordando temas como esgotamento sanitário, inteligência territorial e monitoramento de bacias. A região da bacia hidrográfica debatida abrange 7.050 km², incluindo os municípios de Sinop, Sorriso, Vera e Nova Ubiratã.

Para 2025, a Nutribras planeja ampliar ainda mais o controle sobre o uso da água na suinocultura, mantendo o compromisso de longo prazo com a sustentabilidade hídrica e a produção responsável.

LEIA TAMBÉM

Frimesa estabelece metas ambiciosas de ESG

Dados Setoriais

02/10/2023

Frimesa estabelece metas ambiciosas de ESG

Com a finalidade de produzir de forma respeitosa e cuidados, a Frimesa vem aprimorando seus processos e documentos para consolidar-se como uma […]

Leia mais
SIAVS compensa emissões de carbono e utiliza energia limpa

Meio Ambiente

21/08/2024

SIAVS compensa emissões de carbono e utiliza energia limpa

Ser o ponto de encontro de cadeias sustentáveis como a proteína animal é uma missão que demanda posição alinhada com os propósitos […]

Leia mais
JBS financia a operação de postos de telessaúde em comunidades remotas do Amazonas

Desenvolvimento social

10/10/2023

JBS financia a operação de postos de telessaúde em comunidades remotas do Amazonas

Recursos destinados ao projeto “SUS na Floresta”, da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), possibilitam a operação de 62 postos de telessaúde em 25 […]

Leia mais