Meio Ambiente
Grupo Pioneiro investe em sistema inovador de reuso
A preocupação com a água é algo recorrente em praticamente toda atividade industrial, especialmente em atividades alimentares como a avicultura, que tem engajado cada vez mais iniciativas em torno do tema. Exemplo disto é o Grupo Pioneiro, complexo industrial no norte do estado do Paraná (focado na produção de alimentos, em especial aves e seus derivados) que realizou uma série de investimentos, capacitações e ações de engenharia que transformaram as suas unidades em referência de desempenho na gestão hídrica.
O coração desta operação está no Departamento de Gestão de Águas, um departamento criado dentro da empresa exclusivamente para a gestão hídrica das unidades. É lá onde cada gota utilizada é contabilizada. Também lá é realizada a operação e acompanhamento da Estação de Tratamento de Águas (ETA) e da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).
A ETE – uma infraestrutura altamente compacta e moderna, que ocupa uma área total inferior a 5.000 m² – é o local onde é realizado o tratamento de todo efluente gerado nas suas indústrias. O processo é feito em quadro etapas:
- Tratamento prévio, que é feito com peneiras de captura fina;
- Tratamento primário, que é realizado em flotadores de ar difuso;
- Tratamento secundário, feito por sistema integrado de lodos ativados por aeração prolongada;
- E por fim o tratamento terciário, realizado por uma membrana de ultrafiltração – uma das primeiras empregadas na atividade na América Latina.
Um dos principais diferenciais desta estrutura é a baixa ocupação de área, o que só foi possível devido ao fato de seu modelo, com estruturas otimizadas, descartar a necessidade de lagoas ou de tratamento anaeróbico.
O departamento de Gestão de Águas conta, também, com o que a empresa denominou como Laboratório de Águas e Efluentes (LAEF). Trata-se de uma ampla infraestrutura para a realização das análises de acompanhamento operacional necessárias para a excelência do sistema.
De acordo com Claudio Henrique Dias, Gerente de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Grupo Pioneiro, a somatória de todas essas ações com uma equipe altamente preparada e capacitada resulta em eficiências contínuas superiores a 99% no tratamento de efluentes o que, em suas palavras: “É como levamos o efluente às margens da potabilidade”, explica.
Uma vez garantida a estabilidade dessa qualidade, o próximo passo foi a implementação de um sistema único de reuso. Nele, o efluente tratado com mais de 99% de eficiência é, em parte, transferido para duas lagoas impermeabilizadas que funcionam como recarga superficial. É nelas que ocorre a incorporação da água de nascentes e cursos locais que são, na sequência, captadas pelas ETA’s da empresa. Essas estações de tratamento fazem o processo de potabilização da água que, após tratada, filtrada e clorada, é deslocada para as plantas industriais, para sua utilização em conjunto com o abastecimento de poços artesianos.
Toda a qualidade desta água é monitorada pelo Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura e segue dentro de todos os padrões sanitários, físico-químicos e microbiológicos, o que permite a sua utilização sem necessidade de segregação – diferente do que ocorre com sistemas de reuso tradicionais, nos quais a água precisa, necessariamente, ser direcionada para processos menos “nobres” devido ao seu risco.
A modernidade e eficiência do processo transformou o sistema do Grupo Pioneiro em case, que é reverberado para toda a cadeia agroindustrial. “A empresa está aberta para visitas e assim como já auxiliou outras empresas, acredita que ser sustentável e contribuir com a sociedade é uma meta sincera”, destaca.
LEIA TAMBÉM
Meio Ambiente
02/10/2023
ABPA lança guia com orientações sobre gestão de GEE
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lançou por meio de seu Programa ABPA de Incentivo às Práticas Sustentáveis, um guia que […]
Leia maisDados Setoriais
02/10/2023
Carne suína: Brasil deve expandir presença internacional da proteína neste ano
Quarto maior produtor e exportador mundial, o Brasil deve incrementar a produção e as exportações da proteína, conforme a Associação Brasileira de […]
Leia maisMeio Ambiente
09/10/2023
ABPA lança segunda fase da campanha internacional de sustentabilidade da proteína animal
Good Food – Sustainable Protein será lançada durante durante a Anuga, na Alemanha A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em […]
Leia mais