Voltar para página inicial

Meio Ambiente

Dália recebe certificado de energia renovável

13/08/2024

Dália recebe certificado de energia renovável

Cooperativa utiliza energia limpa desde 2013 e somente no ano passado, foram reduzidas mais de 2 mil toneladas de CO2

Novamente, a Cooperativa Dália recebeu o certificado por utilizar energia limpa gerada a partir de fontes renováveis ao longo do ano de 2023. A certificação dada pela Mercatto Energia, empresa especializada na comercialização de energia, mostra que, nos meses de janeiro a dezembro do ano passado, a cooperativa teve redução na emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) equivalente a 2.019,53 toneladas de CO2.

O certificado distingue a Dália por ser uma empresa que contribui para o desenvolvimento de uma matriz energética sustentável, reduzindo a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE).

A cooperativa utiliza energia renovável desde o ano de 2013 e, são sete as unidades que a utilizam: Matriz em Encantado, as indústrias em Arroio do Meio, como a Queijaria no Bairro Aimoré, Complexo Industrial Lácteo em Palmas, Complexo Industrial Avícola e Fábrica de rações para frangos localizados em Palmas, Supermercado em Arroio do Meio e Incubatório no município de Mato Leitão.

Responsabilidade e qualidade

Para a Química Industrial da Dália, Graziela Caliari Botega, a redução de emissão de gases de efeito estufa é essencial para as empresas que zelam pelo meio ambiente. “Se analisarmos os números, isso equivale a mais de 713,5 mil litros de gasolina pura ou então, ao plantio de cerca de 14,5 mil árvores reflorestadas”, afirma Graziela.

A química industrial conclui que os números refletem a qualidade e a reponsabilidade da cooperativa. “É um orgulho poder trabalhar em uma empresa que, além de produzir alimentos com qualidade, preocupa-se em produzir de acordo com a legislação,  contribuindo para o meio ambiente”, ressalta.

Método usado

Para contabilização dos resultados, foi aplicada a abordagem do GHG Protocol, ferramenta usada por empresas e governos em todo o mundo para implementar inventários de GEE.

O objetivo do lançamento do programa brasileiro GHG Protocol, que atende as especificações do ISO 14.064 é melhorar a capacidade técnica e institucional das empresas para gerir as emissões de GEE por meio da disseminação da metodologia de cálculo e reporte desta ferramenta. O GHG Protocol é uma das principais ferramentas para identificar e calcular as emissões de gases de efeito estufa e apoiar sua gestão.

Legenda: Dália utiliza energia renovável desde o ano de 2013

Foto: Divulgação

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

LEIA TAMBÉM

Marfrig e BRF recebem Selo Ouro por transparência na gestão de emissões de gases de efeito estufa

Meio Ambiente

18/08/2025

Marfrig e BRF recebem Selo Ouro por transparência na gestão de emissões de gases de efeito estufa

Certificação reconhece avanços das empresas em sustentabilidade e compromisso com metas climáticas internacionais As gigantes do setor de alimentos Marfrig e BRF […]

Leia mais
Copacol conquista selo de excelência em tratamento de sementes pelo terceiro ano consecutivo

Segurança alimentar

23/04/2025

Copacol conquista selo de excelência em tratamento de sementes pelo terceiro ano consecutivo

Reconhecimento da Syngenta reforça padrão de qualidade e inovação da cooperativa na produção de sementes de alto desempenho A Copacol foi mais […]

Leia mais
Aurora Coop renova certificações internacionais e reforça compromisso com o bem-estar animal

Bem-estar animal

16/04/2025

Aurora Coop renova certificações internacionais e reforça compromisso com o bem-estar animal

Auditorias independentes atestam práticas de excelência nas unidades de suínos e aves da cooperativa, com impacto em mais de 350 milhões de […]

Leia mais